Pular para o conteúdo principal

Jornada do Théo

 Resumão

Como muitas pessoas foram se juntando ao nosso time de oração e querendo conhecer mais sobre nossa jornada, acho válido contar novamente para os recém-chegados. Muitas pessoas têm me enviado mensagens, daqui do Canadá, do Brasil, de Portugal, da França, Estados Unidos, me perguntando como tudo aconteceu, como foi a descoberta da doença etc.

Então esse é um resumo, bem breve para que todos possam entender e nos acompanhar.

Após alguns dias se sentindo muito cansado (todos que o conhecem Théo, sabem que ele tem uma energia infinita), estava sem forças, suas pernas não tinham energia e estava pálido, passamos com Théo na sua médica, que logo que o viu, suspeitou que algo realmente não estava bem, ela nos encaminhou no mesmo dia (6 de abril) para uma outra pediatra, fomos para outro hospital, aqui na cidade mesmo, e lá fizeram diversos exames físicos e de imagem, e de sangue, pelo quadro geral, os médicos já tinham uma grande suspeita de Leucemia, desde o início. Detalhe que a evolução do seu quadro se deu em praticamente 48h, onde ele foi ficando pior.

Na mesma noite Théo recebeu transfusão de sangue e plaquetas, todos, todos, seus níveis no hemograma estavam absurdamente baixos da média. Ele estava com uma anemia severa e o corpo dele estava funcionando na reserva da reserva.

Todos os médicos de Trois-Rivières acharam melhor transferir ele para o hospital de Montreal, uma cidade maior que a nossa, mas que fica a 1h40m.

Chegando em Montreal, fizeram mais exames e internaram Théo. Ficamos 4 dias (eu e ele) indo e voltando de exames, fazendo coleta de sangue, analisando urina, peso, e lá se foram mais 5 transfusões de sangue e plaquetas, que não estavam se mantendo, era praticamente 1 transfusão por dia, e como ele estava reagindo bem, sem rejeição, foram aumentando a dose. Rodrigo foi para o hospital, e após mais exames, tivemos a confirmação de que realmente era uma Leucemia, e o tipo (Mielóide Aguda). [Leucemia é o câncer das células brancas, os leucócitos que são uma parte do sangue. Ela começa na medula óssea (parte interna dos grandes ossos, a “fábrica do sangue”) - é um câncer/cancro da linha mieloide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas - os blastos - que não amadurecem, não desempenham sua função e ainda se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento].

Théo fez um Scan do cérebro e encontraram um pequeno pontinho no scan o que pode ser o micro sangramento de quando ele não tinha começado o tratamento. Théo está fazendo parte de um grupo de estudos que com certeza ajudará mais crianças.

Ele está num excelente hospital, que é totalmente pediátrico, então tem feito exames que são analisados por mais de uma equipe e revisados pelo médico responsável do seu caso, que é um brasileiro.

Théo teve dias de fortes dores de cabeça, teve a pressão alta, ficou sem enxergar 100 % do olho esquerdo (que hoje está voltando aos poucos, devido a forte anemia), teve dores nas articulações, falta de apetite..., mas ele sempre permaneceu calmo na medida do possível, diz que está tudo bem, pois confia em Deus, age como se nada estivesse acontecendo, não reclama...

Dia 11 de abril ele iniciou a primeira sessão de quimioterapia, foram 10 dias de medicação, e mais outros remédios, antibióticos, remédio para a pressão, estômago, para dor de cabeça etc.

Desde o dia 11 de abril sua pressão permanece regulada sem medicação.

Dia 20 de abril Theo fez um procedimento onde eles injetam uma parte da quimioterapia na medula. Isso é realizado quando os medicamentos precisam atingir o líquido que banha o cérebro. Pois a quimioterapia "convencional", não atinge essa parte. Está tudo bem na cabeça dele, eles fazem de forma preventiva.

Na semana do dia 6 de maio seu cabelo começou a cair e ele pediu para raspar a cabeça pois estava coçando. Ele e papai rasparam, e Théo estava incrivelmente feliz, sem alguma preocupação sobre seu cabelo.

Dia 17 de maio Théo fez uma nova punção lombar para avaliar a evolução do primeiro ciclo, e no microscópio NÃO acharam nenhuma célula cancerígena na medula! A médica disse que o corpo do Théo reagiu muito bem a quimioterapia e que seus níveis no sangue estão aumentando! Disse que isso é um ótimo sinal!

Dia 21 de maio após quase 50 dias internado, Théo teve uma dispensa médica, sendo liberado para ficar 4 dias e, casa. Após 3 dias com seus níveis subindo de forma linda, tivemos mais um resultado da punção. Numa análise mais complexa, não encontraram, novamente, NENHUMA célula cancerígena no seu sangue. O outro exame que analisava a presença de uma certa proteína no sangue, que poderia favorecer a leucemia no futuro, veio negativo! Não encontraram nada

Ele está bem. Segue forte como um grande guerreiro e pronto para a próxima batalha. Amanhã, dia 25 de maio, ele fará uma nova punção e já começará com o novo ciclo de quimioterapia. Estejam orando por nós.

Estamos revezando idas ao hospital, já que moramos longe de Montréal, e precisamos ficar com nossa pequena Bella de 1 ano.

Está tudo caminhando bem. Seguimos crendo no agir poderoso de Deus. Declaramos a vitória a cada dia!

Comentários