Pular para o conteúdo principal

A felicidade fortalece o casamento

Resultado de imagem para casamento wallpaperRecentemente li uma matéria que falava sobre o casamento feliz. O texto falava que certos hábitos podem demonstrar que o casamento é um casamento feliz.  hoje em dia podemos ver que muitos casais cristãos ou não, procuram um aconselhamento seja numa igreja ou fora dela. Mas uma coisa é fato as pessoas felizes não forçam uma falsa felicidade, suas atitudes, suas falas demonstram o quão felizes elas estão. E é assim também num casamento feliz; o casal se abraça, se beija, um sorri para o outro, estão sempre um com outro, e mesmo que muitas vezes estejam em desacordo com alguma situação, sabem o momento certo de agir e como reagir. 

Quem encontra uma esposa
encontra algo excelente;
recebeu uma bênção do Senhor.
Provérbios 18:22

Para um casamento ser feliz ambos os lados precisam manter algumas atitudes que ajudam a preservar a felicidade no matrimônio. Listei 10 fatores que considero importante. 

1. Relevar
Num casamento vemos que é necessário relevar muitas coisas principalmente brigas, discussões e aprender a nos controlar antes de falar. Uma coisa que aprendi em cinco anos de casamento é que precisamos trabalhar a nossa paciência e a estar disposto a muitas vezes ver algo que não concordamos e simplesmente deixar pra lá. É importante não se irritar com coisas pequenas e sem importância. 

2. Ver o lado bom das coisas 
Ninguém vem com um manual de instruções, portanto em algum momento alguém pode falhar, e precisamos entender que não somos perfeitos. Porém, em paralelo a isso, devemos ser pessoas positivas, mesmo que o mundo pareça desabar ao nosso redor, precisamos nos manter firmes e ver o lado bom das coisas. Sim, existe lado bom! Num casamento, veja o lado bom do que seu cônjuge faz. 

3. Reclame menos
Isso parece simples, mas no dia a dia, com o cansaço e stress da semana, muitas vezes descontamos no nosso cônjuge. Reclamamos de coisas bobas e não percebemos o quando isso pode desgastar um relacionamento. Tem muita louça? A casa Ta suja demais? Acalmem-se, tudo tem seu tempo e hora. 

4. Aprender a ouvir mais 
Isso é um dos conselhos mais dados. Ouça mais e fale menos. E realmente faz muita diferença ouvir mais. Acabamos prestando mais atenção a nossa volta e aprendemos a ignorar o que de fato não acrescenta nada, como os defeitos. 

5. Sorria e toque mais
Um sorriso pode mudar a situação por completo. Muitos estudos comprovam que apenas o sorriso pode produzir e liberar diversos hormônios, inclusive a endorfina, que a sensação de prazer e acalma. Quanto ao toque, segure mais na mão do seu cônjuge, abrace mais, beije mais... Isso são demonstrações de carinho que podem aumentar a afinidade entre os dois.

6. Elogios
Aprenda a elogiar seu cônjuge, comente sobre aparência dele (dela), sobre o que ele está vestindo, elogie as tarefas que ele faz...Enfim, demonstre que ele é importante para você. 

7. Sejam puros, honestos, justos 
Isso parece exagero mas é muito importante que um seja honesto com outro. Ambos precisam ser sábios e buscar cada vez mais discernimento e entendimento na palavra de Deus. Precisam agir com a justiça perante a sociedade sendo corretos moral entre intelectualmente. 

8. Sejam exemplos para os filhos e familiares 
Muitas pessoas acreditam que o exemplo é a melhor forma de educar uma criança. Dessa forma não tenham somente uma aparência de casal feliz, sejam realmente felizes, demonstrem essa felicidade, as pessoas se enganam ao achar que a felicidade é quando temos algo, na verdade quando somos felizes nosso corpo todo demonstra, inclusive nossas atitudes. 

9. Sejam sensíveis 
Essa sensibilidade está relacionada a se sensibilizar pelo outro, entendendo e compreendendo as diversas situações que um casal pode passar. Todas as pessoas passam por dificuldades e muitas delas aprendem a superar os obstáculos. Dei um melhor se não outro casamento feliz não é constituído de um dia para o outro, é um exercício diário para fortalecer uma relação. E não sejam insensíveis, procurem entender o que o outro está passando. Aprendi com meu relacionamento com meu marido que muitas vezes ele prefere ficar em silêncio a desabafar. Tenho que aceitar isso e aguardar quando ele estiver pronto.

10. Orar mais
Por último mas não menos importante, orem juntos. Atualmente diversas universidades tem pesquisado e estudado a eficácia da oração nos relacionamentos. Quando estamos orando ativamos certas regiões do nosso cérebro, que além de nos trazer paz, aumenta a nossa fé. Tenham o hábito de ler a Bíblia juntos e aprender um com o outro. 


O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:4-7

Não existe fórmula mágica para a felicidade, mas existe a vontade de se feliz e de fazer o outro feliz. Não espere que as coisas mudem de um dia para o outro. Sejam pacientes e conheçam um ao outro.

Deus os abençoe.

Comentários