Pular para o conteúdo principal

O que é a felicidade?


Todo ser humano buscar ser feliz. Trabalhamos para isso e rumo a isso; ou pelo menos estamos sempre tentando. Queremos estabilidade, buscamos alcançar nossos sonhos, fazemos planos, imaginamos nosso futuro e etc.

Resultado de imagem para palavra felicidade
Porém, existem muitas pessoas que simplesmente não conseguem ser felizes. Normalmente por conta de problemas ou por situações que a pessoa está passando a um bom tempo. Mas essas mesmas pessoas se esquecem do que é de fato ser feliz.
Certo dia, eu e meu esposo estávamos conversando sobre o que uns amigos dele consideram felicidade. Meu marido respondeu que para ele a felicidade era: termos saúde, nosso filho está crescendo e é saudável, estamos bem um com o outro, brigamos, mas aprendemos a resolver as diferenças, e coisas simples como andar no parque nos fazem bem.

A nossa felicidade hoje tem que se basear na esperança e não nas circunstâncias. As “bem-aventuranças” de Jesus nos falam sobre a felicidade baseada na esperança (Mt 5:1-12). Não podemos deixar que os sofrimentos e dificuldades que enfrentamos nesta vida tirem esta felicidade, pois ela está muito acima destas coisas.

Mas e para você, o que você considera felicidade? Do que você precisa para ser feliz?
Sei que muitos lares neste momento, estão passando por situações de infidelidade, filhos desobedientes, problemas  financeiros ou de saúde, ou qualquer outro. Mas gostaria de lhe dizer hoje que O Senhor tem algo para você! 
Aprendi que o lar que teme ao Senhor, tem uma promessa de Deus que desfrutará de felicidade. Deus é quem pode restaurar sua família, lhe dar soluções para seu problema, consertar o que parece impossível, lhe dar a cura. Sim Ele pode!

Por isso listei aqui, alguns segredinhos para você se sentir mais em paz em relação a sua busca pela felicidade.

“Como é feliz quem teme o SENHOR, quem anda em seus caminhos!” (Salmo 128.1).

Encontramos neste salmo uma proposta bem clara e objetiva de felicidade e de bênção. Posso afirmar sem medo de errar que nele achamos os segredos da verdadeira felicidade.

1- O primeiro segredo da verdadeira felicidade é que devemos temer ao Senhor. Você teme ao Senhor Deus? Você respeita e reverencia a pessoa divina? Você honra o Todo-Poderoso? Seus familiares conhecem esse Deus? Aqui, aprendemos que é preciso que temamos a Deus se queremos ser felizes.

2- O segundo segredo, é que devemos viver de acordo com a vontade do Senhor. Você anda nos caminhos do Senhor? Você procura direcionar seus passos e ações de acordo com a Palavra de Deus? A Bíblia exerce que influência em sua vida? Andar com Deus é aceitar Sua vontade acima da sua própria, é na verdade anular a sua vontade e aceitar o que Ele tem para sua vida, pois sem dúvidas, é o melhor! "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" Romanos 8:28

3- Seguir os mandamentos de Deus, nos proporciona vitória.

“Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será 
como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao 
redor da sua mesa”
Salmo 128.2-3

E como conseqüência da aplicação prática do que lemos na bíblia, tendo temor e obediência a Deus, receberemos a resposta divina.

4- O quarto segredo está em esperar no Senhor. Ele quer que você confie Nele, e apenas aguarde. Muitas pessoas hoje, vivem ansiosas, esperando pelo amanhã ou depois. Mas, Deus, quer lhe dar paz! Paz para esperar, ter calma e acreditar, com fé, que Ele fará o que for necessário a seu favor! Você pode estar desempregado e ainda assim estar em paz! Pois entende que Deus está cuidando da sua vida! 
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador;
o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio.
Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.
Salmos 18:2

5- O quinto, é que Deus é suficiente para nós. Ele não precisa de intermediários para falar ou fazer algo por você. E partindo desse princípio, você deve entender que Deus pode tudo! Ele é fiel para cumprir as Suas promessas.

Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.
Deuteronômio 7:9

6- O sexto segredo, é que Deus, a partir do momento que você se entrega a Ele, Ele meio que se "torna" seu responsável. Deixe-me explicar. Deus, age como seu pai. Ele lhe ensina, cuida de você e de fato te protege. Você, agindo conforme a palavra de Deus, sendo prudente e respeitando os mandamentos do Senhor, com certeza obterá sucesso. Pois Ele é Teu pai. É Ele quem te defenderá quando necessário. Inclusive cuida dos seus, como no versículo anterior.

Pai para os órfãos e defensor das viúvas
é Deus em sua santa habitação.
Salmos 68:5

Resultado de imagem para palavra felicidade

Deus nos proporciona filhos como uma herança valorosa. Somos abençoados através de nossos filhos. Deus me deu uma herança e junto com meu marido, tenho a responsabilidade de cuidar bem desta bênção. Os filhos são a continuação da vida, das bênçãos e do amor dos pais. E eles nos proporcionam uma felicidade extrema! Tenho vivido isso com o Théo. As vezes só de olhar para ele, e ele me retornar com o sorriso mais puro e sincero, eu já choro! Isso é felicidade pra mim!


“Assim será abençoado o homem que teme o SENHOR! Que o SENHOR o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!” Salmo 128.4-6

Em suma, quem teme ao Eterno e obedece seus mandamentos tem trabalho, mesa farta (e aqui falo de termo o suficiente), intimidade com a esposa e prosperidade no lar. Isso é que é a verdadeira felicidade. E uma vez que somos abençoados e felizes, devemos exercer uma influência positiva por onde quer que andemos.

Com esses "segredos" a bênção do Senhor lhe acompanhará. Seu vizinho será impactado, sua família verá algo de diferente em você, talvez você mude de amigos, mude de casa, de emprego, e até de país! E tudo por que Ele está cuidando de você!
Mesmo que haja dificuldade, que os problemas o cerquem, continue firme, continue crendo. Deus não faz coisas pela metade! Ele sabe como cuidar de você e sabe exatamente do que você precisa, mesmo que muitas vezes nem você mesmo saiba.

E nunca se esqueça, a maior riqueza Cristo já nos deu: somos da família de Deus e co-herdeiros com Cristo.

A tão sonhada felicidade é algo que Deus vai construindo aos poucos na vida das pessoas que se submetem a sua vontade. A felicidade não é a ausência de problemas e sim a presença constante de Deus em nossas famílias, nos direcionando para Sua vontade. 

A pessoa que anceia a felicidade, precisa cultivar uma vida de oração em sua casa e na igreja, meditar na palavra de Deus, honrar seus mandamentos e viver para Cristo.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois,
 a ele eternamente. 
Amém.
Romanos 11:36

E mesmo que sua casa esteja desmoronada, você pode reconstruí-la com Deus, porque para Ele nada é impossível. Não olhe para o passado, não fique se culpando. Se você porventura errou, peça perdão e continue sua caminhada. Abandone o velho "eu", e creia que Deus tem um caminho de bênçãos para você.

Resultado de imagem para felicidade placa


Estarei orando por você!

Deus te abençoe grandemente!


Comentários